sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conversando sobre a Diabetes






Com a presença de 16 alunos realizou-se na turma de Comunicação/Fotografia mais uma aula com uma convidada. Desta vez esteve presente a Enfermeira Ana Lúcia, que apresentou um trabalho sobre a Diabetes.

Os tipo de Diabetes, os fatores de risco, as causas, os sintomas, a prevenção e o tratamento da Hipoglicémia (diminuição da glicose do sangue), da Hiperglicémia (aumento da glicose do sangue) e do Pé Diabético (aparecimento de lesões provocadas pela dificuldade de cicatrização, infeções e falta de sensibilidade), foram assuntos apresentados de forma simples com as intervenções várias de alunos muitos dos quais portadores desta doença que exemplificaram com os seus casos como é viver com este mal de saúde.

CD

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

III Show Cooking na Universidade Sénior com a Confraria Gastronómica do Bacalhau

Momento de Abertura Solene com Maria Cândida Silva, Confraria do Bacalahu e Rita Abrantes


No passado dia 18/Janeiro, realizou-se mais um Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com a Confraria do Bacalhau.
Desta vez com a presença da Rádio Terra Nova que gravou o seu programa “Na Cozinha Com”directamente da Fundação Prior Sardo.
Rita Abrantes foi a grande Mestre na demonstração da confecção de um prato de bacalhau, Bacalhau com queijo, onde a sobremesa, doce de leite condensado com natas, como já é habitual, não faltou!
Rita Abrantes cativou a atenção de todos os alunos da Universidade Sénior presentes, que para além do habitual registo da receita, colaboraram activamente na confecção do prato, ajudando na preparação desde o início até ao desligar do forno.
O habitual momento de degustação deliciou todos os presentes, sendo que desta vez as opiniões foram registadas pela Rádio Terra Nova, com a Rosa Sardo a entrevistar uma das alunas presentes, Maria Amélia Peres.
A abertura contou a presença do Grão Mestre da Confraria, João da Madalena e de dois confrades, onde não faltaram palavras de incentivo e as habituais quadras do Confrade Cachim, sempre muito animadas e cheias de graciosidade.
No encerramento os agradecimentos foram para todos os presentes, alunos, colaboradores, Confraria, Rádio Terra Nova e Rita Abrantes, que tornaram este momento, mais uma vez, num convívio muito gostoso, onde os saberes e sabores se fundiram!


Confraria Gastronómica do Bacalhau no momento de abertura do Show Cooking 

Resultado final da confecção do prato Bacalhau com queijo

Confrade Cachim num momento de meditação para a apresentação das suas quadras alusivas ao momento

Rosa Sardo, da Rádio Terra Nova com Maria Cândida Silva, da Fundação Prior Sardo  


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Universidade Sénior – Espaço de Partilha, Saber e Convívio!



Com estas três componentes sempre “vivas” na turma de comunicação/fotografia, os alunos(as) tiveram durante dois dias de aula (dias 10 e 12) amostragem do que foi a Grande Epopeia da Pesca do Bacalhau à linha, onde muitos do seus intervenientes eram naturais do Concelho de Ílhavo.
No 1º. Dia foi visto o filme “A Campanha do Argus” de Alan Villiers, nas instalações da US. É um clássico das narrativas de viagens marítimas do período da navegação à vela, filmado por um oficial da Armada Australiana de nome Alan Villiers, o DVD visionado é uma edição da CMI/MMI.


No 2º dia, os alunos visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo, tendo a Sala Cap. Francisco Marques merecido especial atenção já que além das histórias existentes do que foi a Faina Maior, serviu de “aula prática” no seguimento do filme. Sala das Conchas, a Sala dos Mares, a Sala da Ria foram outros espaços em que o guia Hugo Pequeno, Técnico Superior do Museu, descreveu de forma simples e conhecedora aos alunos. E como já é “tradição” seguiu-se a visita gastronómica desta vez ao restaurante “QB” situado em Cimo de Vila (Ílhavo), onde foi saboreado Polvo à Lagareiro que estava QB (Quanto Baste)! Tendo no final os alunos Sarabando e Natércia representado algumas rábulas e recitado poemas do Ilhavense, Quintino Teles.

CD

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Testemunhos da aluna de Fotografia, Lurdes Matos, em N.Y.


Amizade não se compra nem se vende - Acontece!

Chegada aos EUA, a n/ companheira da turma de fotografia /comunicação, Lurdes, não se esqueceu de nós e eis o envio de duas fotos cheias de carga emocional lembrando duas datas que nunca devemos esquecer:

A II Grande Guerra num parque de New Jersey e as novas construções no local onde estavam as Torres Gémeas em N.Y.

Obrigado Lurdes!

 Carlos Duarte



Fotos de Lurdes Matos

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo esteve na Ceia de Natal da Confraria do Bacalhau

A Tuna com o Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, a hastear a bandeira da Universidade Sénior da FPS

A nossa Tuna esteve no passado dia 20 na Ceia de Natal da Confraria Gastronómica do Bacalhau, que decorreu no Hotel de Ílhavo. Presentes além dos Confrades e convidados, uma equipa da televisão da Coreia do Sul que filmou parte da actuação da Tuna.

Alegria, foi nota dominante desta noite memorável para todos os componentes do grupo que foram bem recebidos e sempre acompanhados por todos os presentes durante apresentação do reportório.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jantar de Natal da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com uma Mensagem

 Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, dirige-se a todos os presentes e transmite mensagem

Foi no dia 16 deste mês que mais de 50 alunos, professores, direcção e funcionários da Fundação Prior Sardo se juntaram para, a pretexto da ceia de natal, poderem conviver e espalhar o espírito natalício e impregnar a noite de alegria.

Este é o momento de união entre todos na procura de um bem comum, foi a mensagem deixada pelo Presidente da Direcção da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, que todos congratulou pela presença neste jantar de partilha natalícia, realçando e enaltecendo o Projecto que é a Universidade Sénior e que promete ir mais além, sendo que todos os que a integram, professores, alunos, direcção e funcionários estão empenhados nessa missão.

E foi por esse motivo que todos marcaram presença neste momento, mostrando que mesmo os rostos menos visíveis têm um papel fundamental nesta missão.

Após as palavras do Presidente da FPS, foi projectado um filme fotográfico que pretendeu transmitir, em breves minutos, algumas das passagens que marcaram e fazem a história desta Instituição até aos dias de hoje.

A Tuna desta Universidade e a turma de Francês todos presenteou com cantares e musicas que alegraram e enriqueceram o momento, o qual ninguém quis deixar escapar, fazendo disparar os flashes das máquinas fotográficas.

Também através da projecção de um filme fotográfico, foram registados muitos dos trabalhos que os alunos de Fotografia e Comunicação têm desenvolvido nas aulas, tão bem orientadas pelo seu Professor e Mestre Carlos Duarte.

Mais importante do que as palavras, são os registos fotográficos e os sentimentos que nos ficam na alma!!!
Panorama

 

Direcção da Fundação Prior Sardo, que fez questão de estar presente

A Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, numa animação que foi constante

A turma de Francês e Português transbordou alegria com cantares e musicas
Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho e Carlos Duarte, Professor Fotografia e Comunicação 
A amizade é linda

"Belo convívio. viva a amizade, viva a Paz, viva a Fraternidade..."
João Teixeira - Aluno da USFPS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

REMIND 25 – Exposição de FERNANDO GASPAR no Museu da Cidade de Aveiro foi visitada por alunos da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo



Um grupo de alunos da US da turma fotografia/comunicação visitaram no Museu da Cidade de Aveiro a recente exposição de Fernando Gaspar – Remind 25

Esta mostra é composta por obras originais e inéditas, subordinadas ao tema do Corpo Humano, ocupando a totalidade das salas e os três pisos do Museu da Cidade de Aveiro, desenvolvendo-se através de um percurso. Um vídeo inicia uma viagem que, passando pelo desenho e pintura em pequeno formato, revela-nos séries de escultura e culmina com trabalhos de grande dimensão em acrílico sobre tela.

Nesta mostra é apresentado o livro comemorativo, FERNANDO GASPAR - REMIND 25, integrando textos de convidados nacionais e estrangeiros, bem como a reprodução de todas as obras patentes na exposição, esta edição é trilingue (português, francês e inglês), assim como uma coleção de selos dos CTT alusiva a alguns trabalhos em exposição.

Fernando Gaspar é titular de vários prémios de pintura, tendo efetuado, ao longo dos 25 anos de carreira, mais de 40 mostras individuais em Portugal, Espanha, França e Bélgica, estando representado em múltiplas coleções públicas e privadas.

REMIND 25 está patente ao público até 06 de Janeiro, transitando posteriormente para o Cosmopolis - Espace International, em Nantes, França, estando já agendadas exposições do artista para 2012, na Casa Museu Teixeira Lopes, Boston e na China.

Esta visita teve a presença do artista que durante 1h falou do “percurso” desta exposição “onde o corpo humano território singular da afirmação do indivíduo na sociedade ou objecto colectivo, cifra, letra de um tempo. O corpo humano como sujeito, suporte ou linguagem. O tempo através do mais ancestral território da Comunicação….”


CD

Festa de despedida da aluna Lurdes e aniversário dos 22 anos da Profª. Marta



Em vésperas de regressar aos EUA onde o chamamento da família “bateu forte”, um grupo de alunos da nossa Universidade Sénior, organizou um almoço de confraternização e de despedida da Lurdes.

Conheci-a há três anos e desde essa altura, sempre tive na Lurdes não só uma ótima aluna e não posso esquecer os trabalhos fotográficos expostos no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré em 2011, além de muitos outros que ao longo destas três épocas escolares ela tem feito, mas também uma amiga com quem todos podiam confiar e talvez mais importante ainda, é o seu espírito de solidariedade para com os que mais necessitam (ex.Aquém Renasce).

Presentes nesta festa 27 alunos e 4 professores da US e amigos no Rest.Bela Ria, onde além da habitual qualidade gastronómica, a alegria, as canções e os poemas recitados “ao vento” foram pretextos para desejarmos muitas felicidades nas terras do Tio Sam e votos que regresse, porque nos vai fazer falta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No final os alunos de Fotografia/Comunicação ofereceram uma peça comemorativa em cerâmica, de autoria da Publidecal.

Aproveitando a presença da Profª. Marta (Informática) que fez 22 anos, foi-lhe oferecido além de flores, um delicioso bolo de aniversário não faltando os “parabéns a você” e os desejos de todos para que tenha muito êxito na sua vida futura sempre com a boa disposição com que diariamente convive com todos na Universidade Sénior.

 CD

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dinâmicas de Território no Contexto Cultural, Social e Económico em debate na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo

Presidente da Fundação Prior Sardo, Eng.º Hugo Coelho e Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng.º Ribeu Esteves


Alunos da Universidade Sénior atentos às palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

No âmbito do programa de actividades do ano lectivo 2011/2012 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, realizou-se uma aula subjugada ao tema “Dinâmicas de Território no Contexto Cultural, Social e Económico”.

O Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, agradeceu a presença e o interesse de todos, tanto dos alunos, como dos funcionários e do orador. Lembrou a importância destas sessões de reflexão, proporcionando um olhar atento ao estado actual da sociedade.
Esta aula teve como orador o Eng Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que focou diversos pontos, focando, nomeadamente, a importância da intermunicipalidade como meio de optimização de recursos e facilidades, potenciando uma região mais competitiva e eficaz.
O interesse levou a que, após a apresentação do tema, o debate fosse extremamente interactivo e bastante interessante, tendo todos comungado da opinião que, apesar das dificuldades actuais, temos as condições humanas para prosperar.
No final ainda houve oportunidade para uma visita aos hortos dos alunos da Universidade Sénior, onde se evidenciou a qualidade e diversidade dos produtos cultivados.
O interesse de todos foi notório e o debate interactivo



Os agradecimentos finais onde as flores não faltaram

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vida e Harmonia!

Fotografia de Carlos Duarte


O fotógrafo artista nunca passa indiferente pelo mundo que o rodeia. O comum dos mortais é que nem sempre capta a beleza que o envolve, a não ser que ela o provoque, despertando-o da sua apatia.

O Carlos Duarte habituou-nos, e ensinou-nos, a prestar atenção a quanto nos cerca. Neste registo, lá estão, na paleta das cores, as tonalidades fortes envolvendo a fonte de luz, a nervura da vida e o negrume da noite que tudo quer dominar. O verde da esperança e o azul do céu, de braço dado, libertam-se das trevas.  Mas deste quadro sobressai ainda a certeza de que a claridade é  sinal de vida e  harmonia, que se abraçam ternamente
Fernando Martins (site pelapositiva)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mais um Show Cooking na Universidade Sénior com a Confraria Gastronómica do Bacalhau

Presidente da FPS, Eng. Hugo Coelho, Chefe Dorindo e Grão Mestre João da Madalena

Dando cumprimento ao plano de atividades para a ano lectivo 2011/12 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, decorreu no passado dia 23 nas instalações da instituição mais um Show Cooking da responsabilidade da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

 
O Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, agradeceu a adesão das três dezenas de alunos e o privilégio de ter a Confraria Gastronómica do Bacalhau como organizadora deste evento. O Grão Mestre, João da Madalena, mencionou o facto de, antes da Confraria ser “do Bacalhau” é Gastronómica, apresentando assim uma iguaria que não era de bacalhau.

O convidado foi o Chefe Dorindo, do Restaurante Onda Verde, que tem desenvolvido a sua actividade no Largo da Banda da Amizade, em Aveiro, que, apesar de contar com várias especialidades, foi a Paelha a eleita para o dia. Ficou a promessa de, na próxima, fazer uma Paelha de Bacalhau.
No final a nota de todos os alunos ao cozinheiro, foi positiva, seguindo-se o convívio degustativo com professores, alunos e funcionários da instituição.

Presidente da FPS, Eng. Hugo Coelho, agradece a todos os presentes

Os alunos da USFPS seguem atentamente as indicações do Chefe Dorindo
A Paelha

Maria Cândida Silva, em nome da Fundação Prior Sardo, agradece a presença do Chefe Dorindo 

Convívio degustativo


Fotografia e Comunicação no CCI

Surrealismo em palavras...

Os alunos de Comunicação/Fotografia visitaram no Centro Cultural de Ílhavo a exposição de Surrealismo da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, instituição que já é uma referência fundamental para o conhecimento do Surrealismo português e internacional e, consequentemente, para a história da Arte Moderna em Portugal.

Guiados por uma funcionária do CCI, foi uma "viagem" pelo mundo surreal de homens e mulheres que  no Sec. XX souberam interpretar através da escrita, pintura, fotografia e escultura, um movimento artístico, nascido em Paris por André Breton e que em Portugal teve como grandes seguidores, Cruzeiro Seixas, Cesariny, Fernando Lemos, O'Neill, Teixeira de Pascoaes, Vespeira ou Paula Rego.

 CD

Sarabando e a poesia REAL!

Foto dos alunos presentes