segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"English Class Halloween Party

"Foi com uma grande alegria e muito espírito de mundo às avessas que a turma de Inglês se encontrou no dia 31 de Outubro passado na Universidade Sénior para celebrar o Halloween. Máscaras, pinturas, comidas horripilantes e muitas atividades encheram a sala de convívio que durante esta tarde se transformou num autêntico e assustador mundo de monstros e criaturas demoníacas.
Para todos aqueles que não puderam estar presente, aqui fica um pequeno clip de fotografias para poderem ver como foi.
No próximo ano, esperamos contar ainda com mais participantes!"
Prof.ª Vera Marques

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MAGUSTO NA UNIVERSIDADE SÉNIOR DA FUNDAÇÃO PRIOR SARDO

Parte do grupo com o "Ministro" sem pasta, uma presença assídua



Jeropiga e castanhas não faltaram


Porque os bons momentos nunca são tarde para registar e lembrar, aqui ficam algumas fotografias que assinalam a tarde do dia 09, em que para comemorar o Magusto se juntaram na Universidade Sénior um grupo de alunos e colaboradores desta Universidade, para com muita alegria e boa disposição terem mais um pretexto para conviverem e melhor se conhecerem!

As castanhas, a jeropiga e o calor humano foram os grandes protagonistas deste dia, em que até o SOL marcou presença!

Nada foi deixado ao acaso…a fogueira tradicional não faltou e os voluntários para a saltarem fizeram-no cheios de energia, em que nem mesmo as labaredas foram motivo para dissuadir quem quer que fosse.

O convívio e a boa disposição marcaram o dia e a nossa Universidade!!!

Mas que dia tão bem passado. Valeu mesmo a pena! 
Maria Santos, aluna da US

Testemunho:“....as que comemos hoje estavam uma delicia, gostei do convívio ,das castanhas e imaginem até à fogueira saltamos....uma tarde em cheio” -  Maria Santos, aluna da US

 Susana Andias e Aguinaldo Carvalho, aluno da US, solidários no salto

Fotografia aprende-se vendo!

Em três anos a falar de fotografia na U.S. sempre começo estas conversas com a frase:

 - Fotografia aprende-se vendo.

E foi com esta ideia, que os 13 alunos de Comunicação/Fotografia, acompanhados por 20 convidados se deslocaram à Fundação de Serralves para verem a exposição de fotografo alemão Thomas Struth.

Paisagens urbanas, paisagens naturais, famílias e visitantes observando pinturas em diversos museus espalhados pelo mundo, são trabalhos, que cobrem a maior parte do espaço do museu de Serralves, sempre com uma linha de continuidade histórica onde a subtileza das imagens nos mostra uma critica à sociedade em que vivemos, seja na Coreia, Brasil, Peru, New York, China ou Japão. Impressionante as fotografias das famílias onde cada imagem retrata um país e a forma de estar nessa sociedades ou as mega imagens  das florestas tropicais.

“Como a maioria das fotografias de Struth, são complexas reflexões que ao interesse específico de cada objeto surpreendido pela fotografia juntam um escrutínio pessoal sobre a própria natureza do olhar” (Expresso)

No final, os visitantes deslumbraram-se com o maravilhoso jardim da Fundação de Serralves onde decorreu um piquenique sempre acompanhados por um sol radioso “encomendado pelos organizadores”.

Nota: Esta visita teve a presença de uma guia da Fundação de Serralves
CD
Início da visita

Parte do grupo em Serralves 

No jardim de Serralves


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Exposição “Para tocar com as mãos, sentir com a alma e ver com o coração” na Biblioteca da Universidade de Aveiro


Quem dos 14 alunos de Comunicação/Fotografia da n/ Universidade, alguma vez tinha pensado que já tinha visto e lido tudo, hoje pensou o contrário!

Maravilhoso, talvez seja a palavra que se pode aplicar à Exposição de pintura de Eni d’Carvalhho que está patente na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Esta artista brasileira convida, com as suas telas, à reflexão, à vida, à natureza e à sustentabilidade, através da sua arte onde todos podem mexer, sentir, com a artista a transportar os visitantes para uma nova experiência transformadora não só dos sentidos mas da forma como vemos e sentimos o que nos rodeia.

E por “obra do acaso” durante a n/ visita tivemos o privilégio de estarem dois cegos a “verem” a exposição e foi deslumbrante como eles interpretavam com os dedos o que viam e nos transmitiam.

Que experiência enriquecedora!

E com todo o respeito que nos merecem as aulas desta disciplina na US há já 3 anos, para mim esta aula foi o “máximo”!

“Eni é da tribo das sensibilidade ”(José Saramago)

 CD

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Informações Úteis para Novembro – Alteração ao Plano de Actividades

Dia 25 de Novembro (6ª feira), das 14h30m às 16h20m, e não dia 23/Novembro como publicado inicialmente no Plano de Actividades, estará presente na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, o Eng.º Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, para falar sobre as Dinâmicas de Território no Contexto Cultural, Social e Económico.

Dia 23 de Novembro (4ª feira) o Show Cooking na Universidade Sénior realiza-se às 15h00, e não às 16h30m, como publicado inicialmente.

As inscrições encontram-se abertas na Secretaria.

Pedimos a todos os alunos e professores interessados que procedam à sua inscrição na Secretaria, para que seja possível uma adequada organização.

A todos agradecemos a colaboração!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comemoração de aniversários e recepção aos novos alunos


O bolo de aniversário não podia faltar 


No dia 26 de Outubro abrimos as portas para receber os novos alunos e comemorarmos os aniversários do mês de Setembro e Outubro.  
 
 
Não faltou animação, os belos petiscos gastronómicos, o bolo de aniversário e até a aparição de ilustres celebridades do nosso país, no jogo "quem é quem". 
 
 
Sejam bem-vindos “Caloiros” e “Veteranos”!

Alunos novos e veteranos preparam-se para animar o momento


Alunas da USFPS: Natércia, veterana e Palmira, caloira


Jogos que ajudaram a animar a festa e o convívio entre alunos veteranos e caloiros


Aniversariantes apagam a VELA

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alunos visitam a Exposição a Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808-1932

No passado dia 27 a aula de Comunicação decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré numa visita à exposição sobre a Barra e os Portos da Ria de Aveiro patente naquele Centro Cultural.

Foi guia dos alunos José Sarabando que além de também ser aluno da turma foi funcionário dos Estaleiros S.Jacinto, quando esta empresa também participou na construção do Porto de Aveiro. Mas antes de se começar a visita foi lido pelo "guia" um poema dedicado ao mar do poeta Quintino Teles.

Visita cheia de simbolismos não só para o "guia" mas também para alguns dos presentes que conheceram algumas imagens em exposição.  Aparelhos náuticos e de desenho, mapas, actas e projectos foram documentos que ilustraram parte da história da grandiosa obra que, segundo José Sarabando, consumiu na época da sua construção, mais de 800 mil  milhões de toneladas de pedra e dando como nota que uma das grandes pedras colocadas pesava 18.700Kgs.

Esta exposição está dividida em quatro núcleos: A Ria de Aveiro; Barra de Aveiro; Navegabilidade da Ria de Aveiro e as Marinhas de Sal da Ria, sendo toda a documentação exposta pertença do arquivo do Porto de Aveiro 

O responsável da turma agradece a disponibilidade do CCGN em ter cedido o espaço para a visita, assim como a forma atenciosa como todos fomos recebidos pela funcionária de serviço.

 Aluno José sarabando lê poema, de Quintino teles, dedicado ao mar 

 Aluno José Sarabando, "guia" desta visita, com os seus colegas

 Prof. Carlos Duarte e alunos da USFPS

CD

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Turma de Inglês vai realizar na próxima 2.ª feira (31/Out) a sua festa de Halloween!!!

"Mais uma celebração monstruosa se aproxima, o Halloween está a chegar, e a turma de Inglês tem o prazer de convidar toda a comunidade académica, familiares e amigos, a juntarem-se a nós nas celebrações.

Este ano, a festa vai contar com atividades diversas dirigidas a públicos dos 0 aos 1000 anos: como decoração de cartões e pintura facial. Muita música, prémios para as melhores máscaras e guloseimas da época não vão faltar! Juntem-se a nós e tragam os vossos familiares e amigos!!!

Esperamos por vocês na Universidade Sénior, espaço da cozinha, na próxima 2.ª feira dia 31 de Outubro, entre as 17h e as 20h."

Prof.ª Vera Marques

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Regionalização ou a Reforma das Regiões Administrativas, Palestra na Aula de Comunicação por António Rocha

Alunos assistem à Palestra

Com a presença de 17 alunos decorreu no passado dia 20, uma palestra  subordinada ao tema autarquias e a sua existência, por António Rocha (licenciado em Ciências Sociais, Politica e Administrativa).
Orador convidado, Mestre António Rocha

O orador começou por historiar a existência das autarquias, afirmando que estas são mais antigas do que a fundação de Portugal, no tempo do falecimento de D. Afonso Henriques já existiam 54 concelhos e destes, 19 eram anteriores á fundação do Reino.
"O primeiro reconhecimento da diversidade regional do país remonta ao Séc.XIII quando D. Dinis, no seu testamento se refere a seis unidades espaciais (Ante Douro e Minho; Tralos Montes; Beira; Estremadura; Antre Tejo e Odiana e Algarve)", continuando o orador a descrever a evolução das regiões até aos nossos dias.
Questões como: Continuam as Regiões Administrativas a fazer sentido? Será possível alterar as regiões sem alterar a lei eleitoral? foram áreas que A. Rocha desenvolveu terminando a palestra afirmando:
" Portugal precisa de consolidar uma estrutura regional com competências, autoridade e poder de decisão capaz de assumir e dar coerência aos projectos, definir prioridades e coordenar acções, num quadro de transparência e responsabilidade politica. Hoje mais do que nunca os medos e receios existentes aquando do referendo de 1998, já se dissiparam". 
No final decorreu o espaço de perguntas e respostas.

CD

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Turma de Fotografia/Comunicação visitou o Museu do Vinho em Anadia

Turma de Fotografia e Comunicação com o Prof. Carlos Duarte


No seguimento da visita ao Museu Berardo nas Caves Aliança no ano letivo passado, a turma de Fotografia/Comunicação visitou no passado dia 13, o Museu do Vinho em Anadia.
Acompanhados por uma guia, os 13 alunos e professor, começaram por ver peças antigas, lagares e alambiques, seguindo-se a visita às diversas salas da vinha, vindima, vinificação, provas e o roteiro da Bairrada, onde estão expostos instrumentos agrícolas antigos acompanhados por imagens de rara beleza e que nos fizeram passar as fronteiras dos sentidos e estimularam os nossos palatos sentindo os aromas e sabores das diversas castas da Bairrada.
A visita terminou com a visita à enoteca e à exposição dos 1500 saca-rolhas da coleção de Adolfo Roque.
E como visitar a Bairrada e não degustar uma das maravilhas da nossa gastronomia é “pecado”, lá fomos comer a cabidela e o leitão ao restaurante Queirós onde os alunos Sarabando e Graça nos deliciaram com as poesias de vários autores portugueses e, se lembrou, que “hoje é dia 13, somos 13 alunos e a mesa onde comemos tem o nº 13!
Foi com emoção que voltamos a estas “andanças culturais”, onde a alegria, amizade e o sentir dos sabores e saberes nos fazem acreditar que vale a pena viver……………
CD
Guia do museu e alunos da USFPS

Durante o almoço o aluno José Sarabando a declamar poesia


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com Confraria Gastronómica do Bacalhau

Confrades em representação da Confraria Gastronómica do Bacalhau, com Jorge Pinhão

Integrado no Plano de Actividades para a época 2011/12 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, decorreu no passado dia 12 nas instalações da instituição o 1º. Show Cooking da responsabilidade da Confraria Gastronómica do Bacalhau.
Presidente da FPS, Eng.º Hugo Coelho, faz as honras da casa

O Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, na companhia de alguns Confrades, agradeceu a presença das três dezenas de alunos salientando o facto deste evento gastronómico estar inserido no Plano Geral da U.S. que uma vez por mês irá estar presente na instituição.
Antes de se “entrar” na confecção da ementa, o Confrade poeta Cachim leu um poema intitulado, Bacalhau à Imigrante que emocionou os presentes devido à beleza e sensibilidade do texto.  
Jorge Pinhão, Confrade de Honra

O 1º. Cozinheiro convidado foi Jorge Pinhão da Gafanha d’Aquém, que tem sido o cozinheiro da Confraria Gastronómica do Bacalhau com quem se tem deslocado a vários certames gastronómicos, em Portugal, Espanha e Itália.


Carinhas fritas, bacalhau à Confraria e leite creme foram as ementas apresentadas perante uma assistência interessada que de bloco na mão tomava nota do que o cozinheiro ia fazendo e dizendo.


A sobremesa não foi esquecida, leite de creme
Assistência muito atenta e a tomar notas
No final a nota de todos os alunos ao cozinheiro, foi positiva, seguindo-se o convívio gustativo com professores, alunos e funcionários da instituição.

A prova do sucesso...nada sobrou...
E porque a Quinta da Remelha faz as delícias de muitos alunos, ficou a promessa de que num futuro próximo, teremos um Show Cooking condimentado com os seus produtos agrícolas.
Alunos contemplam os produtos cultivados
Registo fotográfico de um momento feminino, muito animado, que fica para a posteridade


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Actividades em Outubro

Dia 12 às 15 horas - Show Cooking com Confraria do Bacalhau

Dia 19, todo o dia, com início às 09h30m e pausa para almoço - Workshop Artístico com o Artesão Jorge Cardoso

Dia 26 às 15 horas - Comemoração Aniversários Setembro e Outubro
                                 - Recepção aos novos alunos

As inscrições encontram-se abertas na Secretaria