segunda-feira, 28 de junho de 2010

Artes Decorativas








Pinceladas!
É uma actividade que se realiza às quartas-feiras de manhã, na Universidade sénior.
Transformamos as cores em flores, que brotam da nossa imaginação!São telas de prazer que saem das mãos de 12 pequenos/grandes artistas; pequenos em conhecimento e grandes em idade.
Vem, também, experimentar...

No próximo ano haverá menos gemidos, ais e suspiros!




Os resistentes


SAÚDE E BEM-ESTAR!

Claro que era e é o que todos nós queríamos,  mas, de que se tratará? Uns colóquios sobre saúde? Geriatria? Ou outra coisa qualquer?
A realidade é que a Universidade arranjou um nome muito bonito para educação física, ginástica… no fundo, para nos  pôr em movimento.
Pronto, e muitos de nós fomos fazer o tão aconselhável exercício que não teríamos, se tivéssemos visto um horário com Ginástica ou Educação Física. Primeiro uns, depois outros, e chegámos a cerca de uma dúzia, os que já “gemíamos com prazer” no óptimo salão da Gafanha da Encarnação. Os “ais” e os “suspiros” são a nossa especialidade, mas, pelo meio,  acabámos por fazer umas “coisitas” que, no fundo, é a tal Ginástica a sério.
Faz-nos bem e não custa nada! Tem sido muito agradável a evolução de todos nós. A tal ponto, que estamos a acabar o ano em autogestão, isto é,  apesar de estarmos sem professor, não deixámos de nos encontrar às terças e quintas-feiras pelas dez horas da manhã. Ali chegados, discute-se um pouco (exercício de língua). Depois decidimo-nos ou por fazer Educação Física ou por uma caminhada…
Mas… praticamos exercício, e isso é que é a grande verdade!
Oxalá que no próximo ano a Universidade consiga um professor permanente. É que, caso contrário, a nossa fama já vai tão longe, que, nada nos admirará, nós alunos, acabemos por ser “contratados” por entidades da região para orientarmos aulas de Saúde e Bem-Estar…
Nós queremos continuar a ser alunos da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo e congratulamo-nos por andarmos a contribuir para o seu lançamento.
Para o ano prometemos que já haverá menos “gemidos”, “ais” e “suspiros”.
É só Saúde e Bem-Estar!!!

Os alunos resistentes da Universidade Sénior
Fundação Prior Sardo

sábado, 26 de junho de 2010

Alunos da Universidade Sénior visitam Casa-museu de Arte Nova









Integrado no programa da disciplina de Fotografia/Comunicação da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, os alunos e coordenadores estiveram na Casa-museu de Arte Nova (Major Pessoa) situada no Rossio, em Aveiro, tendo visitado a exposição patente naquele espaço da responsabilidade do Museu da Criança e do Brinquedo, recentemente constituído.
Recebidos pelos responsáveis da exposição, Jackas, Teresa Bio e Ana Barros, os alunos puderam apreciar a história do brinquedo desde os séc. XIX e XX, não faltando os trajes da época que, num estúdio montado para o efeito, foram fotografados não com máquinas daquelas épocas (uma falta a colmatar), mas com trajes a rigor como os nossos antepassados se apresentavam.
No final decorreu uma reunião gastronómica, desta vez no restaurante À Linha, onde foi saboreado entrecosto assado no forno e fusilli de camarão sendo aprovado por unanimidade, tanto na qualidade como no serviço!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alunos de Fotografia em viagem de estudo




Alunos de Fotografia visitam Centro Português de Fotografia no Porto


Dia solarengo e com o comboio a horas, os alunos da disciplina de fotografia deslocaram-se ao CPF (Centro Português de Fotografia), na cidade do Porto. A acompanhar os sete alunos esteve o recém-chegado José Silva Sarabando que, mesmo estando a faltar apenas três aulas para “acabar o ano”, não quis deixar de estar presente, mostrando o seu interesse pela fotografia.

De S. Bento à Ribeira foi um pulo e sempre de máquinas na mão lá se iam registando imagens, enquanto o coordenador dava algumas indicações dos melhores enquadramentos, chamando a atenção para alguns aspectos curiosos, como o eléctrico ou o sapateiro à beira do passeio.

Após ao almoço (Quiche de bacalhau e alho francês e bifes de peru) deslocaram-se ao edifício da antiga Cadeia da Relação, onde está situado o CPF e onde visitaram uma grande exposição de fotografia denominada “Da alternativa Republicana à luta contra a ditadura 1891-1974”, exposições dos fotógrafos Henrique Silva e Gerardo Sanz, além da colecções de câmaras antigas de António Pedro Vicente, que foram motivos de grande atenção e de alguma discussão sobre os temas em causa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré: Um pouco da sua história


Professor Filipe, primeiro presidente da direcção da CEGN

Em 7 de Maio de 1938, por escritura pública no cartório notarial do Dr. Adelino Simões Leal, e publicada no Diário do Governo, de 4 de Junho do mesmo ano, foi constituída a Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré (CEGN), com o objectivo de adquirir e fornecer energia eléctrica aos seus cooperantes.
Até essa altura, a laboriosa população da Gafanha da Nazaré alumiava-se com os candeeiros a petróleo, velas, lanternas, quando não apenas com a fogueira do borralho. Também o Farol da Barra de Aveiro utilizou o petróleo para alimentar o foco luminoso, que guiasse os navegantes, até 1936, ano em que passou a beneficiar da energia eléctrica.
Perante a incapacidade de a Câmara Municipal de Ílhavo se responsabilizar, através dos seus serviços, pelo fornecimento de energia, que era uma necessidade, tanto para as populações como para o comércio e indústria da Gafanha da Nazaré, um grupo de gafanhões avançou com a ideia de criar uma cooperativa. Mestre Manuel Maria Bolais Mónica surgiu à frente de alguns conterrâneos, entre professores, comerciantes, industriais, proprietários e um sacerdote.
Os mentores do projecto percorreram a freguesia, numa tarefa de sensibilização, considerada importante, e de angariação de sócios, cujo número justificasse a criação da referida instituição.
Nesse grupo havia representantes de diversas classes sociais, que registamos para a história:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

AO ENCONTRO DA NATUREZA







Quantas vezes os nossos olhares andam perdidos no espaço agitado da vida!... Mas se procuramos horizontes definidos por sonhos que nos elevam, afugentando o stresse, ainda bem.
Olhando à volta, na quietude de uma tarde serena, ao amanhecer ou no entardecer da vida ou do dia, encontraremos na natureza, timbrada pela luz etérea dos dons da criação, a calma refrescante e a alegria contagiante que nos mostrarão novos caminhos para um mundo novo. E se a partilha e a contemplação do que acharmos de bom e de  belo nos der prazer, tanto melhor. Saia de casa, sempre e sempre, com a máquina a tiracolo.

FM
Fotos de Carlos Duarte

NOVO ROSTO?

Vamos hoje experimentar um novo rosto. Porquê? Porque não vestimos todos os dias a mesma roupa. Porque nos penteamos (os que podem, claro) todos os dias, dando um toque especial  aos nossos cabelos. Às vezes até alguns o pintam com tonalidades novas. É preciso variar, sem se cair no ridículo, porque a vida sem mudanças nem sentido faz. Se não gostarem, digam. Se gostarem, aplaudam.

Fernando Martins

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tema para reflectir


“Comunicação Social:
Espelho do País que Somos”

A chegar ao fim do denominado ano zero da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, os alunos e coordenador da disciplina fotografia/comunicação divulgaram um trabalho sobre a Comunicação Social que merece de todos alguma atenção.

Tivemos presente nas nossas  aulas quatro jornalistas: Carlos Naia, que foi jornalista durante 40 anos no JN, Carlos Teixeira, jornalista da RTN (há 23 anos), Torrão Sacramento, Director de O Ilhavense e Fernando Martins, ex-Director do Correio do Vouga, responsável dos blogues  pela-positiva e galafanha e colaborador da Imprensa regional,  além do nosso coordenador Carlos Duarte, colaborador da Imprensa há mais de 30 anos.
Todos souberam diferenciar o bom e o mau jornalismo, este último resultante do facto de não haver o chamado jornalismo de assinatura, isto é, de  autor, que são referência em determinados órgãos de Comunicação Social. Aliás, o jornalista,  como em todas as outras profissões,  está constantemente a mudar de “patrão”, o que faz com que o mesmo esteja sujeito aos diversos Estatutos Editoriais, que muitas vezes são feitos conforme as opiniões não dos jornalistas, mas dos proprietários, a quem o que interessa é o lucro.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Turma de Fotografia e Comunicação visita navio-museu Santo André








Hoje, dia 20, os alunos da  Universidade Sénior, da disciplina Fotografia e Comunicação, visitaram o navio-museu Santo André atracado no Jardim Oudinot.
Munidos de máquina fotográfica e após alguns comentários sobre este bacalhoeiro, feitos pelo coordenador Carlos Duarte, visitou-se o navio desde o Porão de Salga, o Parque de Pesca e a Ponte de Comando, com esclarecimentos da aluna e Capitã da Marinha Comercial, Bela Cardoso, a Casa do Leme etc.
Muitas foram as fotos feitas sempre com a indicação do melhor ângulo, ou de motivos com interesse documental. E como sempre tem acontecido nestas aulas no exterior, seguiu-se o convivio gastronómico, desta vez com especial atenção e já saudade, da partida para os EUA do Nelson Calção e Teresa. Esperamos que em breve os possamos voltar a ver e a ouvir aquela voz de "rouxinol do Mondego" que tantas saudades nos fez lembrar!
Entretanto os nove alunos já estão a "trabalhar" para a exposição de fotografia a realizar no Centro Cultural de Ílhavo nas comemorações do encerramento do ano da Universidade Sénior.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os nossos convívios



À volta da Caldeirada em casa do Casal Correia


Mais de 35 alunos da Universidade Sénior reuniram-se em casa do Casal Correio, também eles alunos, onde se deliciaram com a caldeirada de enguias feita por Fátima Martinho. Tal estava a dita caldeirada, que já foi contactada para possíveis aulas de culinária na nossa Universidade.
Presentes também a responsável da Universidade Sénior, Cândida Silva, e o Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, além dos professores, Carlos Duarte e Alice.
Ajudada pelas colegas, Custódia e Maria Jorge, além do apoio logístico do “casal residente” a mestre cozinheira demonstrou, além de habilidade no lidar com os tachos, que também sabe fazer misturas que resultam numa simbiose de paladares dignos dos deuses do Olímpio!!!!!
Os doces apresentados pelas alunas estavam divinais assim como as bebidas oferecidas pelos alunos, com destaque para o espumante biológico apresentado pelo aluno Orlando que, mesmo tendo furado por duas vezes o tecto (com as rolhas é claro) foi saboreado com prazer e moderação
E a festa terminou com a presença de um grupo de guitarristas e da voz inconfundível do aluno Nelson que, em uníssono, fizeram ranger dentes, verter lágrimas, lembrar outros tempos e rir de satisfação como só o sabem fazer aqueles para quem viver em sociedade é a melhor forma de estar!
E para que fique registado, os músicos foram: João Ramos (aluno) – viola baixo; José Serafim - guitarra; Rogério, cantor e guitarra de Coimbra, e Manuel Serafim – Viola
Também digno de realce foi a presença dos alunos de fotografia, Teresa, Piedade, Orlando e Custódia que registaram, fotograficamente, para a posterioridade, os momentos mais significativos deste novo encontro.

Carlos Duarte

Fotos de Custódia

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Universidade Sénior visita museu da paróquia

Painel do arrependimento

O grupo escuta as explicações do artista

Manuel Correia com sua esposa Eneida


Painéis de Manuel Correia
merecem ser mais conhecidos

Hoje à tarde a Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo visitou o Museu da Paróquia, integrado num espaço anexo à igreja matriz. Pretendeu-se, com esta visita, conhecer mais de perto o que está exposto, mas sobretudo admirar os painéis alusivos à parábola do Filho Pródigo feitos pelo artista Manuel Correia.
Usando uma técnica mista, com os mosaicos cerâmicos romanos por inspiração, Manuel Correia respondeu deste modo ao desafio lançado pelo Prior José Fidalgo, que também indicou o mote.
O artista explicou passo a passo a técnica e os processos utilizados na confecção dos seis painéis, desde o esboço aos toques finais. Mostrou como conseguiu dar expressão às personagens da parábola, uma das mais conhecidas da Sagrada Escritura e com um significado que nos convida à reflexão, tendo como notas dominantes o arrependimento e o perdão sem condições.
O grupo apreciou as alfaias litúrgicas, os paramentos e adereços antigos, bem como documentos dos primórdios da paróquia, presentemente a celebrar um século de existência.

FM

sábado, 1 de maio de 2010

Alegria à volta mesa




Ainda dizem que há fome em Portugal...
Pode lá ser uma coisa dessas!

Pois é verdade. Proclama-se por aí que se passa fome em Portugal, mas eu só vejo quem tenha o bom gosto de comer bem e  de lembrar que é à volta da mesa que nascem grandes projectos e se criam grandes amizades. Quem fica indiferente a uma boa caldeirada de enguias à moda da Gafanha ou coisa parecida? Quem pode subestimar um convívio como este, onde pontificam, pelo saber de experiência feito, como gastrónomos que são, o Capitão Correia, aqui atrás do tacho, e o Carlos Duarte, ali em grande plano de camisa preta? Isto diz bem da alegria que reina na US da Fundação Prior Sardo.
Já agora, quando é a próxima?

FM