sábado, 1 de maio de 2010

Alegria à volta mesa




Ainda dizem que há fome em Portugal...
Pode lá ser uma coisa dessas!

Pois é verdade. Proclama-se por aí que se passa fome em Portugal, mas eu só vejo quem tenha o bom gosto de comer bem e  de lembrar que é à volta da mesa que nascem grandes projectos e se criam grandes amizades. Quem fica indiferente a uma boa caldeirada de enguias à moda da Gafanha ou coisa parecida? Quem pode subestimar um convívio como este, onde pontificam, pelo saber de experiência feito, como gastrónomos que são, o Capitão Correia, aqui atrás do tacho, e o Carlos Duarte, ali em grande plano de camisa preta? Isto diz bem da alegria que reina na US da Fundação Prior Sardo.
Já agora, quando é a próxima?

FM

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Convívio na Universidade Sénior à espera de repetição

A mesa

O grupo a ver o lago

Segredos?

Aluna de fotografia em acção



As dietas só (quase) alimentam tristezas
:
Na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo há, com alguma regularidade, tardes de convívio, sobretudo quando há aniversariantes. Hoje foi assim, no Centro de Recursos Mãe do Redentor.
Nestes momentos é possível verificar como dirigentes e orientadores de grupos de trabalho sabem partilhar alegrias, criando a harmonia tão necessária entre os menos jovens em idade, que não no espírito fraterno.
Uma universidade, qualquer que seja, não pode desenvolver apenas encontros de troca de saberes e de experiências, mas deve também promover iniciativas que, de alguma forma, possibilitem a proximidade entre directores, docentes e discentes, no sentido de levar à construção de um ambiente familiar, onde as intervenção e acções se manifestam com mais naturalidade, facilitando a entreajuda.
Depois, não faltou a mesa, bem composta, com acepipes variados, para matar a fome e saciar o apetite a quem anda massacrado com dietas que só (ou quase) alimentam tristezas.
Então, até ao próximo convívio...

FM

Diálogo das Gaivotas a Sul da Costa Nova

Gaivotas bisbilhoteiras



- Quem são estes tipos que nos estão a tirar fotos?
- Da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo?!
- Ah, então deixemo-nos ficar; eles merecem para ver se passam para o 1º. ano.
- 1.º. Ano?
- Sim; pois,  segundo li no blog deles, agora ainda frequentam o ano 0!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Bons livros para bons leitores


Biblioteca da Universidade Sénior
precisa do contributo de todos os gafanhões



A Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo, aberta a todo o concelho de Ílhavo, tem em formação uma biblioteca que possa servir, de forma expressiva, todos quantos a frequentam. Pretende-se uma biblioteca em actualização permanente, para que possa suscitar interesse e venha a oferecer um contributo para o desenvolvimento cultural, social e humano dos alunos e orientadores de grupos.
É claro que uma biblioteca actualizada pressupõe imensos gastos que a Fundação não tem possibilidades de suportar. Daí a importância e a necessidade de toda a gente colaborar, na medida das suas posses.
Por experiência própria, posso desde já adiantar que esta sugestão que aqui deixo não tem dado grandes frutos. A maioria dos ofertantes costuma resolver fazer uma limpeza às suas estantes, levando para as bibliotecas peticionárias os monos que lhes ocupam espaço. Não gostaríamos que isso acontecesse.
Nessa medida, talvez fosse bom que nos consultassem antes de trazerem os livros, para que disséssemos, com toda a franqueza, se têm interesse para nós ou não. Gostaríamos que a biblioteca da US estivesse cheia de livros que possam atrair muitos leitores. Lixo não vale a pena.
Estou já à espera que me venham dizer que tudo é relativo. É verdade, mas também é verdade que a relatividade tem limites.

Fernando Martins

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Costa Nova: Aula de Fotografia na US


Alunos que já são artistas nesta bonita área das expressões. Vejam como eles sabem posar, sorrindo, e como aprenderam, com muita facilidade, o jeito de  captar momentos dignos de realce.
Estou em crer que no próximo ano o meu amigo Carlos Duarte nem vai ter tempo para respirar. Digitais acessíveis a toda a gente suscitam em muitos o gosto por fixar para a posteridade motivos, rostos, cores e formas que poucos descobrem no dia-a-dia de vidas agitadas. Mas os artistas, esses são uns privilegiados e sabem que no futuro os registos são peças importantes das nossas recordações. Força, amigos!

FM

domingo, 18 de abril de 2010

Está a terminar o ano 0

A nossa directora


Professores e alunos

Já muita coisa positiva foi feita


Se no passado mês de Fevereiro disse que estávamos a dar os primeiros passos, penso não estar a exagerar hoje ao afirmar que, no passado dia 14, demos um passo de gigante. Senão vejamos:

Teve lugar a 2ª RGPA (Reunião Geral de Professores e Alunos) da US, Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, presidida pela nossa Directora, Dra. Maria Cândida Silva. A afluência foi grande, quer por parte dos professores, quer também pelos alunos. Foram debatidos diversos temas, a saber:

Organização das turmas: Foi pedido a nomeação de um delegado de turma, para ser o elo de ligação entre alunos e secretaria, assim como uma listagem de alunos por professor. Também foi pedido uma actualização da ficha de inscrição. Estas informações deverão ser entregues na secretaria até ao próximo dia 21 deste mês.

Mensalidades: O pagamento das mensalidades deverá ser feito até ao dia 8 de cada mês.

Biblioteca: Foi apresentada uma proposta para aumentarmos a nossa mensalidade em um 1€, a fim de podermos adquirir livros para a nossa biblioteca. Esta aquisição baseia-se em livros temáticos, mediante uma listagem fornecida pelos professores. O  excedente vai para a compra de outros livros considerados importantes.
Como esta hipótese havia já sido levantada antes, foi então proposto o início deste procedimento a 1 de Janeiro do corrente ano. Foi ainda deliberado que as professoras Joana Pontes e Vera Marques ficariam  responsáveis pela organização da nossa biblioteca.

Aniversários: As últimas quartas-feiras de cada mês vão ser reservadas para festejarmos os aniversários. Acontece que cada vez somos mais e o espaço reservado já se torna um pouco reduzido. Assim, a partir deste mês, os nossos aniversários passarão a ser realizados no Centro Comunitário da nossa Gafanha, sendo o deste mês no próximo dia 28 pelas 15 horas.

Teatro: A nossa turma de Teatro, orientada pelo professor Jorge Neves vai-nos presentear com uma belíssima peça de teatro já no próximo dia 30, pelas 21 horas, no Salão do Centro Paroquial da Gafanha da Nazaré. A entrada é grátis e os convites são alargados a todos os familiares e amigos da Universidade Sénior.

Informática: Foi esclarecida a articulação das aulas de informática entre Ílhavo e a Gafanha da Nazaré. Independentemente dos seus conhecimentos, qualquer aluno pode assistir às aulas de informática nos dois locais.

Fim do ano lectivo: Para o nosso final de ano, entre outras manifestações, está prevista uma publicação de todas as nossas actividades, assim como o que considerarmos relevante. Para isso, ficou deliberado que o material a ser publicado deverá ser entregue até dia 31 de Maio. A nossa festa vai realizar-se na CCI (Centro Cultural de Ílhavo), em data a anunciar.

Traje / Estandarte US: Foram pedidas sugestões para o nosso traje, assim como para a nossa bandeira. Muito embora não tivéssemos chegado a conclusão alguma, de certeza que ficou retido na mente de todos a responsabilidade em fazermos algo para o nosso futuro e para os que de certeza virão a ser nossos colegas.

IX Encontro de UTIS: Organizado pela Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade), no próximo dia 23 de Maio vai ter lugar, em Guimarães, o IX Encontro de Universidades Seniores. As inscrições deverão ser efectuadas até ao próximo dia 21.

Este ano  aproxima do seu final, muito rapidamente; como já diversas vozes se ouviram, será o ano zero. Contudo, já muita coisa positiva foi feita.

Maria Jorge (Canim) - texto
Carlos Duarte - fotos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Partiste naquela manhã de Primavera


Chegavas pela tarde…


Chegavas pela tarde…
Trazias nos olhos a solidão
dos teus dias,
na voz, a angústia do teu olhar…


Falavas dos teus medos,
dos teus tempos de criança
e da tua falta de esperança
que eu sentia ao escutar!


Chegavas pela tarde…
E os teus olhos tristes
cruzavam os meus.


Eram olhos tristes
feitos de mágoa e de saudade
dos teus tempos de menina…


Dos tempos em que brincavas
nos campos
colhendo flores,
com que enfeitavas os sonhos
da Primavera da vida…


Chegavas pela tarde e…
Falavas do tempo em que
sentada à lareira,
ouvias os teus avós…


Falavas do tempo em que
sentada à lareira,
contavas histórias
e outras memórias numa amargura
sem fim…


Chegavas pela tarde…
Vinhas devagar.
Já não podias correr
e se calhar nem amar
e se calhar nem viver…


Chegavas pela tarde e…
falavas do tempo
sem tempo.


Chegavas pela tarde,
mas… partiste
Naquela manhã de Primavera…

Odete Filipe

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Universidade Sénior volta ao trabalho

Em dia de convívio

Herança para os nossos filhos e netos

Voltei hoje à Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo, depois das férias da Páscoa. Foi agradável reencontrar-me com o grupo da História Local que procuro animar, no sentido de chamar a atenção para as terras e gentes que habitamos e somos.
Na sequência do último encontro antes das férias, em que abordámos um pouco a história da Páscoa e do que ela significa, trocámos hoje algumas impressões sobre as tradições pascais na região de Aveiro, a partir de um texto de Amaro Neves, e, ainda, sobre memórias que temos e cultivamos das meninices por que passámos.
Combinámos que, num esforço de contribuirmos para a preservação das tradições que nos enformam, teremos de passar a escrito o que ainda recordamos com saudade.
Tudo isto não é reflexo de qualquer sentimento nostálgico do nosso passado, porque tão-só desejamos deixar como herança, aos filhos e netos que são parte essencial de nós mesmos, vivências que interiorizámos nos nossos genes, enriquecendo a personalidade do povo que somos nesta terra que ria e mar beijam com enlevo.
Do que cada um puder fazer neste capítulo, como noutros que a US está a implementar, daremos conta aos leitores do Convida Saberes e do Galafanha.

Fernando Martins


quinta-feira, 25 de março de 2010

Alunos da Universidade Sénior visitam "Silêncios" de Eduardo Gageiro


Carlos Duarte, à esquerda, com alunos da US

Exposição patente até 6 de Junho
no Centro Cultural de Ílhavo


Hoje, dia 25, alguns  alunos da disciplina fotografia/comunicação estiveram no Centro Cultural de Ílhavo a visitar a exposição de fotografia do fotojornalista Eduardo Gageiro
Eduardo Gageiro, 75 anos, tem ainda como sonho  fotografar os campos de refugiados pelo mundo e até já tem o apoio da ONU, mas uma grave doença não lhe vai permitir concretizar esse sonho, de momento. Agora são as exposições em Tábua, onde recebe a medalha de ouro da Câmara Municipal, depois é a exposição no Cairo (Egipto), seguindo-se Foz Côa, além de continuar a trabalhar como freelancer para a Cartier, Yamanha, Deutche Gramophone e Assembleia da República.

Tem publicado vários livros, com destaque para “Esta estranha Lisboa”, “Gente” e “Mulher”, e recentemente publicou “Fé” e “Silêncios”, este com fotografias de Jorge Sampaio, Cavaco e Silva, António Vitorino de Almeida, Ramalho Eanes, António Champalimaud ou Maria João Pires, entre outros, que posaram especialmente para Eduardo Gageiro.
Sobre a evolução da fotografia diz:…. "A diferença é o pormenor. Fundamentalmente a nossa cabeça é um computador que vai acumulando factos. E, quando fotografamos, esses factos reflectem-se todos. É a nossa vivência. Por isso é que eu acho que ter trabalhado na Fábrica de Loiças de Sacavém teve uma influência profunda em mim, porque eu olho as pessoas de uma maneira mais humana, com mais amor. Eu não podia ter outra profissão senão esta”.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Comunicação social em debate





Universidade Sénior organiza tertúlia
sobre a Comunicação Social



Decorreu ontem, dia 18, nas instalações da Fundação Prior Sardo, um encontro de alunos da Universidade Sénior com  três jornalistas: Fernando Martins, antigo Director do Correio do Vouga, colaborador de diversos jornais regionais e criador do blogue Pela Positiva; Carlos Naia, antigo jornalista do Jornal de Noticias e colaborador na imprensa regional e rádio; e Torrão Sacramento, Director do jornal O Ilhavense.
Carlos Duarte, coordenador da disciplina Fotografia/Comunicação, após ter apresentado os convidados, lançou aos três oradores as seguintes questões: Qual a história de O Ilhavense e de que forma continua a existir, dirigida a Torrão Sacramento; as principais diferenças do jornalismo de há 20 anos e o de hoje, para Carlos Naia; e, para Fernando Martins, como foi a transição de jornalista da imprensa escrita para a comunicação através de blogues e a sua opinião sobre a forma como se faz jornalismo hoje.
O Director do jornal de Ílhavo começou por descrever a história do jornal desde 1921,ano da fundação pelo Professor Pereira Teles, e cuja família continua hoje a ser a proprietária do jornal. Curiosa foi a apresentação de alguns manuscritos de 1905 (O Jardim) e a Violeta (1908) de autoria do fundador de O Ilhavense, cuja publicação, até hoje, só foi interrompida por oito meses.
O suporte financeiro tem sido a maior preocupação no jornal, já que nem todas as instituições, que deveriam apoiar o jornal, o fazem, indo apoiar outros jornais em outras localidades, devendo-se esta atitude à independência que sempre tem existido no jornal, o qual sempre esteve e continua aberto a todas as opiniões que tenham por objectivo o engrandecimento de Ílhavo, sem olhar a cores partidárias ou a credos religiosos, afirmou Torrão Sacramento
Carlos Naia aproveitou para enaltecer a importância da imprensa regional e a força que tem junto das populações e em especial dos emigrantes, salientando o trabalho do Director de O Ilhavense na divulgação da região. Sobre a crise na imprensa, com o encerramento de jornais, alertou para o facto da existência dos jornais gratuitos que, sendo propriedade de grandes grupos económicos, possuem uma máquina comercial de grande qualidade, estando neste momento a pôr em causa a imprensa tradicional, já que os anunciantes preferem publicitar os seus produtos nos jornais que se lêem mais.
A velocidade das noticias, com o surgir da Net, onde a informação é no momento, criam problemas que, para Carlos Naia, poderá vir a acabar com os jornais, tal como os conhecemos, já que quem hoje ainda compra jornais, na maioria dos casos, são pessoas com mais de 45 anos.
Fernando Martins, após ter afirmado que a mudança, relativa, dos jornais para os blogues, foi essencialmente devido ao stress numa profissão agreste e desgastante que foi acumulando ao longo dos anos.
Falando sobre os jornais e jornalistas de hoje afirmou que são os grupos económicos que hoje mandam na Comunicação Social o que impede que, muitas vezes, os jornalistas não possam fazer honestamente o seu trabalho, quando, por exemplo, são empresas ou pessoas desses grupos que estão em causa.
Denunciar o erro, as injustiças e a mentira assim como anunciar a verdade e contribuir para um mundo melhor, deve ser a missão de todos os jornalistas, o que hoje não acontece devido a muitos factores, sendo o principal a pressão que é exercida pelo patronato, esquecendo todas as regras deontológicas da profissão de jornalista.
No final, seguiu-se um animado debate entre os alunos e os oradores, terminando com a directora da instituição,  Cândida Silva,  por agradecer a presença dos alunos e convidados, lembrando que é também função da Universidade Sénior estimular estes debates para que se possa criar o espírito de crítica construtiva e de intervenção social de alunos, professores e convidados.





segunda-feira, 15 de março de 2010

sexta-feira, 12 de março de 2010

Fotografar também é acto de amor


Crie o vício e fotografe!



Após conhecermos bem a nossa máquina fotográfica, chega a hora da imaginação e da criatividade, que contam imenso para se obterem fotografias do nosso agrado. E já agora, aqui ficam  algumas dicas que vos podem ajudar a fazer ainda melhor:
- Coloque algum motivo em primeiro plano, de forma a preencher espaços vazios e que também podem servir de “moldura” à imagem a captar;
- Ao fotografar pessoas, procure colocá-las em destaque, ocupando a maior área da imagem;
- Devem ser fotografadas em atitudes naturais, sendo de evitar poses rígidas ou forçadas; converse com as pessoas e vá disparando enquanto conversa. Os resultados vão ser surpreendentes;
- Escolha o melhor ângulo através do visor da máquina, de cima para baixo, da direita para a esquerda, fazendo vários disparos para posterior visionamento;
- Atenção ao fundo do motivo principal. Nunca deixe que o fundo se destaque mais do que o motivo principal; é preferível mudar o motivo principal a fotografar;
Ver fotografias em revistas, jornais ou livros, analisando todas as imagens e tirando as suas próprias conclusões, sem ser pressionado pela opinião dos autores ou de outros. E  pense como faria,  se fosse você a tirar “aquela foto?”
Habitue-se a ver as fotos dos jornais sem estarem ligadas às notícias, e quando entrar numa livraria veja livros de fotografia (não paga nada por isso); quanto mais imagens puder apreciar, mais preparado fica para fazer as  suas próximas fotografias.
Deixe a imaginação fluir, não tente copiar (nunca há duas fotografias iguais) e pense que um motivo milhares de vezes fotografado, pode estar à espera de se apresentar numa foto inédita, que pode, muito bem, sair do seu  olhar e da sua máquina.

Ande a pé ou de bicicleta: vêem se cenas que de carro nunca poderiam  ser observadas. E não se esqueça:

AS MELHORES FOTOGRAFIAS NASCEM DA VISÃO ÚNICA DE CADA UM

Carlos Duarte