Mostrar mensagens com a etiqueta Fotografia e Comunicação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fotografia e Comunicação. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Início ano letivo em Comunicação/Fotografia






No passado dia 13, 13 alunos de comunicação/fotografia deram inicio ao ano letivo 2012/13, tendo chegado posteriormente, mais um aluno!
Aula ao ar livre, animada e com a intervenção de todos os presentes assim como de uma ave que estando a assistir à aula não gostou da afirmação de um aluno ao dizer que não podia continuar este período porque tinha de se ausentar para o Alentejo, tendo a mesma enviado o respetivo "protesto" que teve como poiso a dita cabeça e os oculos de sol do aluno em causa.
Carlos Duarte



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Concurso Fotografia com o tema Veleiros








Fotografias premiadas no Concurso Interno dos Amigos da turma de fotografia da Univ.Senior da Fundação Prior Sardo subordinado ao tema - Veleiros

Autores: Amorosa Oliveira (Coutada-Ilhavo) e João Teixeira(Gafanha da Nazaré)

Encerramento da exposição de fotografia no Café Farol da praia da Barra





Encerramento da exposição de fotografia no Café Farol da praia da Barra com a entrega duma placa da turma ao proprietário.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

....e o ano acabou com "chave de ouro" para a turma de comunicação/fotografia








Pateira de Fermentelos foi o morango em cima de um bolo de meses de intensa atividade no conhecimento da fotografia e na comunicação entre TODOS os alunos que ao longo do ano quiseram partilhar saberes e sabores, não só na sala de aula mas também nas diversas saídas por esse país ....tão lindo!
Fomos recebidos logo pela manhã pelo proprietário da Estalagem da Pateira de Fermentelos que após um aula de história da região nos acompanhou pela margem da pateira, sempre com pequenas histórias de quem nasceu no local e viveu toda a sua vida nas margens da maior lagoa natural da Peninsula Ibérica!
E após 2 horas a "saborear" a natureza fomos encaminhados para o restaurante da Estalagem onde a gastronomia portuguesa é servida com requinte de quem sabe o que faz! E no final, lá fomos até ao espaço de dança, onde a aluna/professora Amorosa pôs todos a dançar e no final ainda houve tempo para um brinde a todos e votos de grande sucesso às filhas do Miguel e da Luisa nesta grande "chata" (e não "nau"), que é a Estalagem da Pateira.

Para terminar quero aproveitar este espaço cedido pela U.S. e tão mal aproveitado por prof's e alunos,  para saudar TODOS os alunos que desde de 2011 me acompanharam e desejar-lhes as maiores felicidades e votos de que nos vamos encontrando por aí, nem que seja novamente na Pateira no mês de Julho!!!!!!!
Carlos Duarte



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Penultima aula foi na Bruxa..............




Dez alunos poderam assistir às mais belas imagens que não passam "nos You tube's"nem são páginas das revistas da especialidade, mas para quem estiver despido de perconceitos pré concebidos s/ o que é belo, tem de admitir que a Ria e a Costa Nova vista da Bruxa (Gafanha da Encarnação) é algo deslumbrante e que nunca se cansa de ver!!!!!!!!
Foram muitas as imagens recolhidas mas como o espaço é curto, aí vão duas que representam o espírito da turma e a beleza da paisagem.... e agora até  à aula de 5ª. feira e, é favor ninguém faltar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam o Núcleo de Macinhata do Vouga do Museu Ferroviário






O Verão de 2012, tinha começado há 8 horas e 9 minutos quando o grupo de 14 alunos da turma, 6 convidados e o prof., esperam na estação da CP em Aveiro pela automotora que os levará a Macinhata do Vouga. A espera teve alguma espectativa já que a greve dos maquinistas não garantia a viagem ida e volta, mas a aventura também tem o seu Q de gozo e eis alunos e prof.a caminho de Macinhata.

“Olha Esgueira também tem estação de comboio!!!!!!!!!” Santa ignorância! Mas só por isto já valeu a pena levantar cedo…..” E o entusiasmo de fotografar tudo e todos é tal que até houve quem deixasse ir os óculos de Sol para as margens do Vouga (?) e até houve quem visse um flamingo com os ditos óculos!!!!!!! Terá sido através do fotoshop?!

Com duas carruagens por conta da comitiva, lá chegou a Macinhata onde se visitou o Núcleo do Museu Nacional Ferroviário gentilmente guiados por uma técnica da CM de Águeda. Relógios, candeeiros, horários, bilheteiras, relatórios de viagens de comboio e duas máquinas a carvão e o velho Vouguinha, foram pretextos para muitos se lembrarem das suas infâncias nas viagens por este país fora…….

E como ainda era cedo para o almoço foi lançada a ideia de uma caminhada logo aceite por todos, mas como nem todos têm a mesma pedalada alguns foram por outros caminhos e à chegada enquanto uns chegavam pelo “seu pé” outros vinham à boleia em camioneta de carga!!!!!!!!!! “Só visto”!

E já com os dois leitões prontos, lá foram para casa de um familiar do aluno João Teixeira onde até às 15h, se saborearam, bolos de bacalhau, leitão, bôla de sardinha com padas de Vale de Ílhavo, cabidela de leitão, e doçaria conventual (salvo seja). Após fotografia junto da Estação lá regressaram os alunos com a satisfação de mais um viagem de estudo cheia de aventuras e podem crer mesmo contado ou visto em vídeo, não dá para acreditar!!!!!!!!!!!!!!!







II Exposição de Fotografia da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo







É com muito orgulho que aqui deixamos o registo de mais uma exposição de fotografia dos alunos de comunicação/fotografia desta Universidade Sénior, sob a orientação do seu Professor Carlos Duarte.

A sua inauguração deu-se no passado dia 12 na Biblioteca Municipal de Ílhavo, tendo contado com a presença do Vereador da CMI, Paulo Costa, do Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, da Junta de Freguesia de S.Salvador representada por António Manuel Silva, do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, Domingos Vilarinho, além dos alunos de comunicação/fotografia da Universidade Sénior e, claro, do Professor Carlos Duarte.

Esta exposição apresenta trabalhos que resultaram de diversas viagens pelo país dos alunos a Instituições e a locais de valor natural, rios Douro e Vouga, paisagens do norte de portugal ou do litoral. 

Patente até dia 30, segue posteriormente para o Café Farol, na Praia da Barra, Albergaria e Pateira de Fermentelos.

A não perder!!!

Parabéns a todos os intervenientes e ao grande inspirador dos alunos, seguidores incondicionais, Carlos Duarte!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam Lamego









A turma de comunicação/fotografia foi de visita à cidade de Lamego onde além de visitar a zona histórica da cidade, com destaque para a Sé (estilo Barroco), esteve no Museu de Lamego instalado no antigo Paço Episcopal mandado reconstruir no séc. XVIII, pelo então Bispo de Lamego, D. Manuel de Vasconcelos Pereira.
Nas 33 salas abertas ao público, apreciaram exposições permanentes de pintura, tapeçaria, de grandes dimensões e paramentaria dos sec. XVI e XVIII, escultura, ourivesaria, cerâmica e azulejaria, além de arqueologia romana e medieval, capelas, viaturas e mobiliário.
O Santuário da Nª. Srª. dos Remédios com as suas enormes escadarias e a mata deslumbrante foram locais onde os alunos recolheram belas imagens…para mais tarde recordar e, quem sabe – expor!
As Caves da Raposeira também foram local de visita onde verificaram” in loco” como esta famosa empresa de espumante (a 1ª a ser criada em Portugal) trata os néctares dos deuses e para o provar, no final da visita a guia (Carla) presenteou toda a comitiva com espumante doce e bruto acompanhado das célebres Bôlas de Lamego.
E como não podia deixar de acontecer, estiveram no restaurante O Lampião a saborear tripas à moda da casa, para as quais não existem palavras no dicionário!!!!!!!!!! Aos proprietários foi entregue uma placa comemorativa da presença da U.S.
Como registo final a organização desta visita a Lamego, foi do aluno, Sarabando.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Centro Português de Fotografia a “paixão”…






Pelo 3º ano consecutivo a turma de comunicação e fotografia deslocou-se ao Porto onde visitou o Centro Português de Fotografia. Foram quatro as exposições fotográficas visitadas: “ E ainda vejo os seus rostos”, fotografias de judeus polacos. Esta exposição é considerada como um choro de saudade por aquele mundo que hoje regressa apenas sob a forma de fotografias antigas. Deve-se essencialmente à Fundação Shalom que conseguiu reunir mais de 9 mil imagens de judeus polacos. Exposição impressionante que já esteve presente nos principais museus e galerias do mundo, como Frankfurt, Munique, Paris, Bruxelas, Los Angeles, Boston, Nova Iorque, Toronto, México, Buenos Aires, Madrid, Jerusalém, Cracóvia e agora o Porto.
“ Cultura Magra”, é uma exposição de Paulo Alegria, que retrata o modo de viver de uma comunidade Alentejana (Mora) que pretende perceber de que forma as necessidades contemporâneas e as novas gerações lidam com o que lhes foi legado pela sua terra e pela sua cultura.
“Mulheres de Camilo” outra forma de relação fotografia/vida familiar. É a vida de Camilo Castelo Branco contada pelas nove mulheres que mais marcaram a personalidade do escritor que esteve preso onde hoje funciona o CPF!
“Atrás da Farsa” de Susana Neves, são imagens fotografadas no Festival Internacional do Teatro, vistas por “dentro” do FITEI e, como dizia Lorca, mostra os “ossos” e o “sangue” do teatro.
E a visita terminou com a coleção impressionante de máquinas fotográficas desde o inicio da fotografia até ao séc.XX, seguindo-se a descida, a pé, até à Ribeira onde saboreamos as Tripas à moda do Porto com vista para a ponte de D. Luís e para o sempre bonito rio Douro.            
Fotos: dos alunos



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aliança Underground Museum visitado pelos alunos de Comunicação /Fotografia





Com a presença dos alunos de comunicação/fotografia e convidados dos alunos, desta vez a visita foi às Caves Aliança em Sangalhos e em especial à exposição “the Berardo Collection”.
Minerais provenientes do Brasil, azulejos desde o séc. XVIII até à atualidade, escultura do Zimbabué, coleções de fósseis com mais de 20 milhões de anos, coleção arqueológica de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, arte etnográfica africana e a cerâmica das Caldas foram coleções de José Berardo vistas com grande interesse por todos, sempre acompanhados por uma guia com grande conhecimento e simpatia tendo no final  oferecido a todos uma taça de espumante rosé Aliança.
E como já é hábito há três anos, seguiu-se a “visita” ao Queirós a saborear o leitão da Bairrada ao som dos versos ditos pelo Sarabando e do bom acolhimento de sempre, do pessoal do restaurante. E a tarde terminou na Pateira de Fermentelos a visitar uma exposição de fotografia e a preparar uma visita de “trabalho fotográfico” na região a convite da aluna Luísa.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Turma de comunicação/fotografia e convidados seniores visitam a World Press Photo e o Museu de Marinha em Lisboa




No passado dia 8 os alunos de comunicação/fotografia (14) acompanhados por 26 amigos e alunos da U.S. foram a Lisboa, onde visitaram a maior exposição de fotojornalismo do mundo com as principais fotografias premiadas.

Nesta exposição podem-se ver fotografias de grande dramatismo social como o tsunami no Japão, a caça a espécies em vias de extinção na África do Sul e na China, a morte de Kadhafi, a guerra no Afeganistão, as revoltas nos países Árabes, a violência em países como a Bolívia, China, Congo, Senegal . Exposição a ver e a rever, nem que seja para acordar consciências….

No Museu de Marinha e com a presença do Comandante Rodrigues Pereira, antigo Cap. do Porto de Aveiro e antigo Diretor do Museu de Marinha, fomos guiados pela n/ história desde as descobertas marítimas até aos n/ dias.

E nesta viagem ainda tivemos tempo para ir aos “pasteis de Belém” e para quem quis olhar para a residência do n/ PR afim de ver se “estava tudo bem”!!!!!!!!!!

Seguem algumas das muitas centenas de imagens feitas pelos alunos. As restantes serão em breve visionadas nas próximas aulas!